Introduzindo novos peixes no aquário

Após montar seu aquário, enche-lo de água e retirar o cloro (Produtos: Tetra Aqua Safe, Mydor Dechlor Sera e Stress Coat) deve-se esperar um tempo para se colocar os primeiros habitantes pois o aquário não está estável (maturado). Lembre-se aquarismo é PACIÊNCIA !!! Por essas e outras é que existem pessoas que desistem do aquário em menos de um mês, sem saber ou sem paciência para esperar em torno de 30 a 45 dias para as bactérias nitrificantes e denitrificantes (estas são boas para o aquário) formarem colônias suficientes para suportar fezes dos peixes, resto de ração e resto de plantas.
Hoje em dia existem produtos que aceleram esse processo diminuindo para cerca de uma semana (7 a 10 dias) esses produtos são colônias de bactérias. Então em vez de esperar todo processo natural você intensifica a colonização colocando uma quantidade de bactérias que demoraria dias para desenvolver. (Stress Zyme, Cycle e Prodibio Bio Start).
Lembrando que mesmo colocando produtos (é necessário ler as indicações pois os mesmo devem ser colocados mais que uma vez no aquário) temos que ter prudência na quantidade de peixes que será colocada. Exemplo: num aquário de 15 litros não colocar mais que 5 peixes na primeira vez, num aquário de 70 litros 10 peixes e um aquário de 200 litros 15 peixes.

Porém antes de ir comprar os peixes na loja de aquário é importante saber como está seu aquário, ou melhor, os parâmetros da água. Isso é muito simples, basicamente num aquário de água doce precisamos conhecer 3 informações:

*Temperatura

*pH

*Amônia (NH3/NH4)

Temperatura: a princípio os aquaristas não levam em consideração esse fator, apenas quando os peixes já estão doentes e morrendo, é que vão atrás de comprar um aquecedor ou aquecedor com termostato as vezes perdendo todos ou quase todos os peixes e gastando dinheiro com medicamentos. Não esquecer de comprar o Termômetro para ter certeza que o aparelho está esquentando realmente.

A diferença é que o aquecedor você precisa monitorar a temperatura da água, tanto quando esfria pois tem que ligar o aquecedor quanto a hora de desligar pois se deixar no aquário o mesmo pode aquecer até matar os peixes já o aquecedor com termostato você o regula apenas uma única vez, alguns modelos vêem com painel mostrando a temperatura desejada assim quando esfriar a água ele liga sozinho e quando atingir a temperatura desejada ele desliga sozinho, para saber quantos Wats comprar é simples: Para cada 1 litro de água é 1w de aquecedor apenas, então para um aquário de 200 litros compra-se um aquecedor de 200w e para aquecedor com termostato pode-se trabalhar com 1,5w pra cada litro de água então para um aquário de 200 litros compra-se um aquecedor com termostato de 300w pois o mesmo não vai ultrapassar a temperatura desejada, apenas nos dias de calor. Nesses dias a temperatura pode chegar a mais de 35ºC dentro do aquário mesmo assim num aquário de água doce nunca soube de mortes, então se possível compre o Aquecedor com termostato custa mais caro que o aquecedor porém você fica tranquilo com a temperatura. (Produtos: Visi-Therm, Sera, Tetra, Via Aqua, Heather, Shiruba)


pH: Se trata da concentração íons de Hidrogênio, basicamente é o "gosto" da água, isto mesmo. Os peixes estão em todas as partes do mundo, com os peixes de água salgada normalmente não se encontra tanta diferença de pH já os de água doce é essencial saber qual o pH para saber quais peixes colocar, ou então corrigir o pH do aquário antes de coloca-lôs (quando já se sabe quais peixes vai colocar no aquário).


O pH para peixes de água doce varia de 5.0 a 9.0 normalmente, já os teste de pH existentes no mercado você encontra escalas que vão de 6.2 a 7.6 e outros 7.2 a 8.4. Mas se você conceguir controlar o pH em 7.0 (neutro) vai conseguir colocar a maioria dos peixes ornamentais, tomando cuidado com o comportamento de cada peixe. Exemplo: colocar Barbus Sumatra com Acará Bandeira, mesmo com pH igual o que acontece é que os B. Sumatra ficam mordendo as nadadeiras dos Ac. Bandeira (este comportamento pode variar de indivíduo para indivíduo, não existe como ter certeza quanto a agressividadedo animal).

Amônia: é a concentração de sujeira na água, teem que estar com baixa concentração ou nnula, pois pode se tornar tóxica no aquário e matar os peixes sem qualquer alteração visível na água, apenas é possível observar que o animal respira rapidamente como se estivesse faltando oxigênio. Para que os níveis não aumente é necessário Trocas Parciais de Água (TPA) com períodos variados, normalmente realizamos a troca de água de 20 em 20 dias.


Após teste afirmarem que a água está boa, é só comprar os peixes, sem esquecer de informar ao vendedor quais os parâmetros de pH e amônia do seu aquário.

Para soltar os peixes novos no aquário é necessário uma aclimatação ou seja, não se pode apenas soltar os peixes comprados na loja sem que antes eles se acustumem com a nova água pois fazendo assim você aumenta as chances deles pegarem uma doença logo no início por causa da diminuição de imunidade (é a mesma coisa se sair com cabelo molhado em dia de frio, pega-se um resfriado). Para isso deve-se seguir estes passos:


1º Deixar o saquinho fechado boiando dentro do aquário por cerca de 5minutos.


2º Abrir o saquinho e começar a colocar água do aquário dentro do saquinho com a ajuda de uma pequena caneca, e a cada 5 minutos repete esse procedimento por 4 vezes.



3º Solte no aquário apenas os peixes, sem aproveitar a água da loja aonde comprou seu peixes pois essa água provável mente contém muita química utilizada pela loja por causa do fluxo de peixes que ali passam.





4º Completar o nível de água do aquário com água da torneira sem cloro (utilizando desclorificante).


5º Utilizar um preventivo conta bactérias (que causam doença), fungos, parasitas e doenças do ambiente. Produto Melafix, Protect-ease.


De preferência não alimentar os novos moradores no mesmo dia pois estão muito estressados e também não acesender a luz do aquário.

Matéria postada por:
Thiago Cruz

Av. Dr. Armando Sales de Oliveira, 730 Taquaral - Campinas SP CEP. 13076-015 Fone: +55 19 32949055 ou +55 19 19 32940644

Nós confiamos em Deus.








p1

Vitrine: Aquário Camaleâo


Este aquário montado inicialmente plantado é o típico aquário camaleâo que transforma-se gradativamente. A ´principio fora montado com um vidro de 80x30x45 com uma Power-Glo 20w e uma Marine-Glo 20w em seguida Cayo decidiu mudar drasicamente para um aquário de 100x40x50 com lâmpadas: 2 Power-Glo 30w 1 Aqua-Glo 30w e 1 Marine-Glo 30w, Filtro Atman 3335, CO2 de cilindro, Termostato Via Aqua 200w, de substrato laterita, Sera Floredepot e Areia, Painel de fundo.


Passado algum tempo, por dificuldades (falta de tempo) em realizar as trocas parciais e podagens, realizamos uma transformação e deixamos o aquário apenas com plantas reisstentes e um tronco com Musgo de Java.


E as transformações não param, agora Cayo me pediu para alterar seu aquário para Ciclideos. Logo mais vou postar fotos com a nova cara desse aquário.

Cayo e seu irmão Artur 2006

Matéria postada por:
Thiago Cruz
Av. Dr. Armando Sales de Oliveira, 730 Taquaral - Campinas SP CEP. 13076-015Fone: + 55 19 32949055 ou +55 19 32940644.

Nós confiamos e Deus.

p1

Lagos ornamentais. (básico)


Não deixe de entrar no nosso site de lagos: Lagos Maravilhosos 


Peixes ornamentais foram e são até hoje atração em qualquer ambiente seja na sala de jantar, no quarto, divisão de ambientes mas sem dúvida lagos ornamentais são os de maior porte, podendo variar de 200L. até 1.500.000L. ambos com água cristalina.

Podendo colocar diversos peixes além das Carpas e Kinguios sempre tão comuns nesse eco-sistema, atualmente ocorre uma mistura nos lagos que por causa de seu tamanho acabam dando certo.

Mas sem dúvida nenhuma, um lago pode se transformar de um prazer em pior pesadelo pois normalmente são construidos para o lado de fora da casa assim ficando boa parte do diaexposto ao sol. Sem um sistema de filtragem eficiente aparecerão algas que adoram a luz solar e se proliferam com muita rapidez e em poucos dias, que o lago fora montado, já parece um caldo de cana ou sopa de ervilhas.





              Primeira dúvida seria escolher o local de instalação do lago. Atualmente construimos lagos em qualquer superfície, podendo ser em um ambiente interno ou externo.

               Caso você opte por ter um lago interno, construiremos o lago sobre o piso existente, já se for externo poderá ser sobre o terreno ou escavado. O seu lago terá uma manta de proteção, onde assentaremos o liner de EPDM, o qual possui uma garantia de 20 anos.
  
                 O nosso sistema de filtragem é um dos mais eficientes quanto a retenção de matéria orgânica em suspensão, fazendo com que folhas, galhos que flutuem por instantes e outros detritos sejam capturados e posteriormente eliminados com a troca do elemento filtrante mecânico, mensal. O material filtrante biológico é calculado de acordo com o volume, sendo que você obterá o número suficiente de bactérias para um perfeito equilíbrio e consequente decomposição biológica da matéria orgânica produzida pelos peixes, promovendo uma água cristalina, isenta de cheiro e amônia. Em consequência disso, as carpas poderão oferecer crescimento pleno, coloração viva e saúde, em caso de quebra de resistência dos peixes por motivos alheios, a recuperação com tratamento adequado é surpreendente.(Temos um médico veterinário para acompanhamento). 

                     O sistema de filtragem possui lâmpada UV que elimina as algas em suspensão e bactérias patogênicas, reposição automática de água, o que manterá o lago sempre no mesmo nível e um "ladrão" em caso de chuva para que o mesmo não transborde.









As fotos que estão vendo, não são apenas ilustrativas, são REAIS e você poderá ter algo parecido em sua residência, chácara ou comércio.


Nossa equipe é composta por um dos melhores paisagistas do Brasil, um médico veterinário e técnicos especializados em filtragem de lagos. Você também pode adquirir um lago maravilhoso, faça seu orçamento conosco: contato@lagosmaravilhosos.com.br


Não deixe de entrar no nosso site de lagos: Lagos Maravilhosos

Matéria postada por:
Thiago Cruz
Av. Dr. Armando Sales de Oliveira, 730 Taquaral - Campinas SP CEP. 13076-015 Fone: 19 32949055 ou 19 32940644
Nós confiamos em Deus.

p1

Aquário Marinho (básico)
















O que seria água salgada?

Pomachantus ciliaris


Nada mais do que água doce em concentrações de sais elevadas, por isso, significa água salgada. O aquário de água salgada, não é um aquário mais difícil de se cuidar, porém os cuidados com ele serão maiores, não sendo impossível de se cuidar. Lembrando que o recomendado não é começar com aquário pequeno, mas acima da média de 80 á 120 litros, no de água salgada preferencialmente começando com 120 litros.

O primeiro item seria o aquário sendo muito bem escolhido quando possivel, indicado por profissionais capacitados. Nós indicamos basicamente três tipos de aquários.

O primeiro seria o aquário convencional com travas centrais, a iluminação é concideravelmente filtrada pelas travas centrais que ficam no aquário para maior sustentação.

A segunda opção desse aquário marinho seria com um furo, que é encaixado um item chamado de Flang, sendo então chamado aquário de sexto vidro, isso porque o aquário tem cinco vidros ou lados (dois vidros laterais, um frontal , um na parte posterior e o assoalho no chão). Sendo então chamado aquário de sexto vidro, é composto por um furo embaixo do aquário, e esse furo é todo revestido por vidro até chegar na superfície do aquário. Normalmente são feitos dois furos um aonde a água desce, e um onde a água sobe. Porém podendo ser feito somente o furo aonde a água desce, sendo substituído o furo por onde a água sobe por uma mangueira apoiada no vidro do aquário.

Aquário com 6º vidro

Esse furo que a água sobe, e desce é um pouco complexo , que logo colocaremos a disposição de vocês exemplos para melhor visualização. E esse segundo aquário ainda é com sexto vidro mais com trava convencional, central. Normalmente utilizando a tampa, para que não ocorra nenhum acidente com seus peixes e a equipe de limpeza inclusive (camarões e caramujos) também podem acabar se acidentando pulando para fora do aquário.

6º Vidro ou Queda d'água


O furo maior é aonde a água escore para o SUMP e o maior o que a água volta para o aquário.



Em terceiro plano de vidro temos o aquário marinho com sexto vidro e com trava francesa. Essa trava francesa seria, uma trava com aproximadamente de 10 á 15cm, revestindo todo aquário. Sem travas centrais, apenas nas laterais.

Trava francesa

Então a iluminação fica numa incidência muito maior. Sem dizer na alta capacidade de troca de temperatura (com as travas francesas o aquário esquenta menos). Em baixo do aquário temos a opção de instalar um filtro, chamado Dry Wet (sendo dry de seco e wet de molhado). Ou então chamado SUMP, tendo uma grande função no aquário.

Sua função é esconder toda a aparelhagem de filtração da água que existe no aquário e também de suplementação da água. Então o SUMP, tem dimenções menores do que o aquário.

Localização do SUMP em baixo do aquário dentro do móvel.


Funcionando apenas para segunda e terceira opção dadas, aquários com sexto vidro.

O SUMP faz a diferença, pois tem vários níveis com quedas, e nesses casos é colocado a lã, carvão ativado e outros aditivos, para realizar a filtragem do aquário e manter a biologia marinha.

Dentro do SUMP também pode ser introduzido um SKIMMER, sendo um escumador, produz bolhas através de uma bomba submersa e e mistura com o ar da superfície, desembocando num cano de PVC. Fazendo uma super oxigenação, na área do cano de PVC , produzindo uma precipitação da amônia, que é forçada para fora, na tampa no SKIMMER há um copo que pode ser deslocado, jogando o produto dessa reação fora, nada mais é que água com alta concentração de amônia, periodicamente limpando esse módulo e colocando novamente no SKIMMER.


O SKIMMER é de grande ajuda, para que a água do aquário não fique com água muito saturada. No SUMP também podemos colocar bombas que fazem parte do Chiller: resfriador do aquário, composto por um motor, com utilidade de resfriamento (mesmo principio do motor de geladeira). Com uma serpentina no qual a água passa, em contato direto com a serpentina, ou por fora. Ajudando então ao resfriamento da água. Possui um termostato para ligar / desligar conforme a temperatura do aquário oscila.

Chiller


Altas concentrações de Cálcio resulta na formação de algas calcárias. São algas rosadas ou então denominadas Pink. Para isso é necessário suplementar o aquário com Cálcio, pode-se administrar manualmente todo dia ou uma vez por semana ou utilizar o Reator de Cálcio.

As algas Pink afirmam que o aquário esta totalmente estabilizado. Sendo o reator de cálcio que nada mais é do que um sistema que mantém o nível ideal de cálcio no aquário.

Para melhorar as bactérias boas para o aquário (nitrificantes e denitrificantes) existem os Bio-Glass ou Bio-Vidro (vidro-vivo) feitos a base de uma resina que cria minúsculos espaços capazez de armazenar corretamente as bactérias assim diminuindo as trocas parciais de água e melhorando a filtragem do Sump. (Produtos: Sera Siporax, Azoo Bio-Glass)



Vamos então começar com FISH ONLY, ou APENAS PEIXES: composto basicamente pelo substrato chamado de Alimeda ou então Aragonita, uma camada bem espessa de aproximandamente 15cm de altura. Para criar um ambiente ideal entre as colônias de bactérias, entre outras que irão ajudar a estabilizar os parâmetros da água. Quando essa camada biológica está maturada, são observadas algumas bolhas saindo do fundo do substrato, mostra as bactérias fazendo troca gasosa. Por isso para que as bactérias sobrevivam no aquário é necessário uma camada tão espessa.

Logo após, introduzimos as rochas vivas (rochas com algas calcáreas ou algas Pink), formando o relevo, grutas e tocas. Hoje em dia são colocas rochas artificias, tendo um custo bem acessível, de coloração marrom ou branca são ideais para introdução em aquários de água salgada. E as algas Pink são alojadas facilmente nessas rochas, deixando-as coradas.

Nós da Aquarius Hobby trabalhamos hoje com substratos importados como o SAMOA PINK, rochas artificiais e Aragonita.

As bombas submersas de circulação, ajudam para que o aquário mantenha uma circulação, que deve no mínimo dez vezes o número de litros do aquário.


Ex: Se o aquário tem 120 litros de água, o circulação deve ser de 1200litros/hora. Observando o filtros que serão utilizados.

Para aquários com peixes somente e sem o SUMP, pode ser utilizado o filtro CANISTER, um filtro similar a um balde com duas mangueiras uma para saída de água e a outra para entrada , sendo capaz de armazenar mídias filtrantes, carvão ativado, lã acrílica ou espuma, ou qualquer outro removedor de nutrientes e também algum tipo de suplemento. Então com o CANISTER existe um maior volume de água, circulante dentro o aquário, com uma super eficiência e durabilidade.


Ou então o filtro externo que seria o filtro Hang On, atualmente muitos filtros externos já vem com o SKIMMER. Mas recomendados colocar um SKIMMER de qualidade, podendo ser das marcas MORATO, MRC, SEACLONE, BOYU. Tendo diversos tipos de SKIMMER para seu aquário.

Filtro Hang-on


Iluminação, exige um pouco mais de cuidado para que haja a manutenção das algas Pink. Na iluminação deve conter lâmpadas brancas, lâmpadas azuis. As brancas devem possuir ser quantidade de iluminação, que seria uma unidade chamada de KELVIN, umas iluminam mais KELVIN , outras menos.

Quando mais KELVIN haver mais violeta se torna a lâmpada, e quanto menos KELVIN tiver a lâmpada se torna amarela.

Nós indicamos uma mistura, Exemplo:


Colocar lâmpadas de dez mil KELVIN e lâmpadas de vinte mil KELVIN, as de dez mil seriam as de luz do dia e as de vinte mil KELVIN seriam as actineas. Nas marcas Coralife, Marine-Glo, Geisman, URI entre outras.

Sendo indicado colocar quatro lâmpadas no aquário, para que haja uma boa iluminação.

Lâmpada Marine Glo


Atualmente existe uma ampla discussão sobre a utilização das lâmpadas. Aqui vamos descrever o utilidade da mais forte para a mais fraca: a HQI, a base de vapor metálico, que necessitam de uma instalação mais avançada e da tampa do móvel (modelo) com formato especial para que haja uma boa circulação de ar pois essa lâmpada esquenta muito. Em segunda opção temos a T5, que seria uma lâmpada convencional, de pequena espessura, porém com um amplo raio de incidência proporcionando a esta lâmpada maior iluminação em relação as outras inferiores a ela.

Em seguida temos a VHO, são lâmpadas optimizadas, que iluminam bastante. Porém convencionais, com reator próprio. Em quarta opção temos, a PL essas lâmpadas, tem encaixes diferentes, podendo ser com dois pinos ou quatro pinos. Compactadas, e florescentes. Muito utilizadas em aquários de água salgada ou mesmo de água doce. E em útima opção temos a T8 sendo as lâmpadas convencionais igual aquelas fluorescentes vendidas no supermercado, para aquários somente de peixes. Lembrando que o ideal seria colocar lâmpadas de qualidade para, trazer benefícios ao seu aquário e futuramente para seu bolso.

Na foto visualizamos duas lâmpadas HQI 10000 K e uma VHO Actinica de 30W


Indicamos também para seu aquário, a utilização de termostato. Para que no inverno não haja tanta variação de temperatura, influenciando na vida dos peixes. Não pelo fato de água estar gelada, mas sim pela oscilação de temperatura. Com o declínio da temperatura, causando uma queda imunológica nos peixes ocorrerá o surgimento de patologias como parasitas chamados de Ictio.

Temos então a água, composta somente pela água do mar ou pela mistura de água deionizada e sal sintético. Água deionizada nada mais é do que água, que são introduzidas em um galão com resina que absorvem íons e cátions da água assim tendo uma água pura sem ou com pouca quantidade de mineirais.

Para se obter uma água de melhor qualidade utiliza-se um filtro chamado REVERSO OSMOSE (RO), aonde a água é filtrada bem lentamente, nesse filtro contém redes partículas bem pequenas, aonde somente a água passa e as outras substâncias acabam ficando. Indicamos o sal sintéticos da RED SEA, TETRA, SERA, Tropic Marine, Coral Life e Prodac.

E então depois de montado seu aquário, é necessário que seja introduzido algumas aditivos para acelerar a biologia marinha, a introdução de colônias de bactérias da CYCLE, Stress Zyme, Sera e Prodibio. Que aumentam a população por todo aquário desde o cascalho (substrato), rochas e filtro.

Com isso em aproximandamente duas semanas pode começar a colocar camarões e caramujos, ajudando a consumir as primeiras algas que aparecem. Sendo comum uma coloração avermelhada e amarrozada, porém desaparecerendo rapidamente. Indicando a maturação do aquário.

Os peixes devem ser introduzidos a partir de 25/30 dias, lembrando que é necessário fazer alguns testes. Como o de densidade, pH Amônia e Nitrito, para controlar níveis da água.

Abaixo um video de um aquário Fish's Only

video



E um link de um site sobre campeonato de fotos sub.

http://www.beneaththesea.org/photo_contest_2009.html

Matéria postada por:

Thiago Cruz
Av. Dr. Armando Sales de Oliveira, 730 Taquaral - Campinas SP CEP. 13076-015 Fone: 19 32949055 ou 19 32940644
Nós confiamos em Deus.

p1

Vitrine: Choperia Cação

Todas as postagens com o tema Vitrine vão mostrar um pouco dos aquários água doce, água salgada e lagos de amigos e clientes da Aquarius Hobby.
Vamos abrir essa sessão com o aquário do Giulio Spina dono de um dos melhores e tradicionais bares de Campinas Bar do Cação e Choperia situado na Av. Dr. Armando Sales de Oliveira, 55 (a mesma rua da nossa loja fisíca), Taquaral - Campinas SP. Fone: 19 3255-7346.


Giulio me contou que a ídeia de ter aquários na choperia foi de seu pai o Cação (como gosta de ser chamado). Essa paixão está presente desde criança, quando seu pai o levava com seus irmãos as lojas de aquário para comprar seus peixinhos. Hoje Giulio possui dois aquários na choperia, o primero com 120x40x60 cm. duas bombas submersas com filtro biológico interno, filtro externo tipo Canister (caseiro), Termostato Visi Therm 300w, Duas lâmpadas Aqua glo 30w e peixes Oscar e Tucunaré, alimentados com peixes vivos (barbus, lips e kinguios) e Tetra Ciclhids Sticks.


E outro menor com 50x25x40, uma bomba submersa ligada ao filtro biológico interno, filtro externo Millenium 1000, termostato Via Aqua 100w, uma lâmpada Aqua glo 15w e peixes Oscar e Pintado, alimentados com peixes vivos (barbus, lips), ração Tetra Ciclhids Sticks e Poytara Carnívoros de fundo.

Segundo Giulio os aquários fazem toda a diferença na choperia, especialmente quando são alimentados com peixes vivos, os clientes param a conversa só para ver. Sua maior alegria são as histórias de amizades criadas entre os peixes que já habitaram no aquário.
Matéria postada por:
Thiago Cruz
Av. Dr. Armando Sales de Oliveira, 730 Taquaral - Campinas SP CEP. 13076-015 Fone: + 55 19 32949055 ou +55 19 32940644
Nós confiamos e Deus.

p1

Iniciando a montagem de um aquário água doce básico

Iniciando a montagem de um aquário.



Basicamente o aquário estabilizado para você conseguir chegar neste nível não é necessário ter muitos conhecimentos, porém existe uma receita correta para seguir, então o grande problema dos aquaristas hoje em dia, é começar do jeito errado, primeiramente seria com o tamanho do aquário, normalmente começam com aquários pequenos com 30Lt. ou menos, e muitas das pessoas desistem do aquarismo, pois não conseguem ter sucesso com o mesmo.

Então o mínimo recomendado é um aquário de 120 litros, num primeiro momento temos que escolher o modelo do aquário, tem aquários importados feito em base de acrílico ou virdro, já vem com iluminação e filtragem embutida, e alguns outros acessórios, que tornam a manutenção muito mais simples.

Exemplo de um aquário lançamento com todos os acessórios para água doce e salgada


Aquário convencional que é possível manter peixes saudáveis precisa basicamente ter uma medida razoável, lembrando quanto menor o aquário, as reações químicas ocorrem com maior velocidade, então as pessoas não conseguem por inexperiência manter este aquário estável.

A internet é um ótimo meio, senão um dos mais difundidos até hoje sobre o aquarismo, existe 3 tipos de filtragem: química, mecânica e biológica.

Química temos o carvão ativado;
Mecânica temos a esponja ;
Biológica temos a cerâmica ou bio-glass;

Porém ainda existe no mercado filtros com aquelas placas pretas (ultrapassados) que se coloca no fundo do vidro antes de colocar o cascalho, é o método mais econômico, que terá resultado satisfatório.


Basicamente nada mais é que uma placa plástica, onde você encaixa no fundo do aquário, como quebra-cabeça, interessante cobrir 80% do fundo do aquário dessas placas, cheia de furinhos vazados, logo em seguida colocar cascalho, pouco cascalho você não consegue formar bactérias boas para o aquário decompor os detritos dos peixes, resto de rações e plantas mortas, o cascalho dever ter no mínimo 3 a 4 dedos, media seria de 10 a 15 cm, porém se o fundo for areia, ela passa pelos furinhos da placa biológica, impossibilitando de utilizá-la, intupindo os furos. Única solução usar filtro externo.

O filtro biológico tem uma placa diferente, que é chamada de redutor, esta placa forma uma torre, e nesta torre você irá encaixar canos de acrílico, e na ponta destes canos você ira colocar uma bomba submersa ou também com compressor de ar, porém a vantagem da bomba submersa é sua força de captação de água muito maior.

As placas concentram a captura de água que a bomba exerce pelo cano de acrílico, toda água do aquário obrigatoriamente tem que passar pelo cascalho, e quando a água passa pelo cascalho, pois esta circulando, passa por debaixo da placa preta, neste momento ela está sendo filtrada pelo cascalho, este sistema ajuda a decantar as sujeiras mais rápido. Conforme as bactérias anaeróbicas e aeróbicas (bactérias nitrificantes e denitrificantes) começam a se alojar no cascalho, que demora em torno de 40 dias, gradativamente ou pouco a pouco pode acrescentar peixes ao aquário novo. Para acelerar esse processo de colonização temos os produtos Cycle e Stress Zyme que contém colonias de bactérias.

AQUARISMO É PACIENCIA.

A bomba submersa irá variar dependendo do tamanho do aquário, aproximadamente num aquário de 120 litros, dependendo dos peixes que ira colocar, você utiliza uma bomba em torno 300 litros horas, as bombas que podemos indicar são: Sarlo Better 300, Boyu SP-1000, etc. Estas bombas além de ajudar na filtragem, irão ajudar na oxigenação do aquário.


As pedras decorativas dão um relevo, contorno no cascalho para não ficar um fundo batido, ajudando a ornamentar as plantas. As pedras não podem ser qualquer uma, pois são extremamente porosas podendo armazezar resíduos químicos mesmo depois de lavadas, e com isso não são próprias para aquário, sempre procure comprar de lojas especializadas em aquários.

As plantas basicamente têm duas opções: plantas artificiais (têm um grande diferencial), elas não morrem, tomando um grande cuidado na hora de escolher as plantas, porque tem que ser de seu gosto pois irá ficar um certo tempo com elas no aquário, de preferência se possível na loja em que estiver comprando seu aquário, ajudar na hora de escolher as plantas e enfeites.


Plantas naturais têm um porém, para viverem em perfeitas condições é necessário substrato próprios para as plantas, uma filtragem que não atrapalhe os substratos, no caso do filtro biológico interno ele não funciona. É necessário CO2, iluminação ideal para a planta sobreviver e ainda manter-se bonitas, aquários sem iluminação só plantas artificiais, com iluminação de lâmpadas fluorescente de marca confiável, você poderá pedir auxilio ao vendedor para que lhe mostre algumas plantas que suportem a baixa iluminação, pois existemdeiversos tipos de plantas. Temos que saber que existe perdas significantes de plantas naturais e as vezes é necessário trocar algumas que estão morrendo ou que já apodreceram.

O painel de fundo é aquele que colocamos tanto dentro como fora do aquário, dentro do aquário colado com silicone, que encontramos em diversas lojas especializadas de aquarismo, este silicone é “atóxico”, não tem nenhuma toxina, para não contaminar os peixes, temos que esperar 48 horas aproximadamente, para encher de água, e o painel fique colado.

Hoje em dia na prática, só colocamos os painéis na parte de fora do aquário com durex, havendo diversos tipos de paineis como preto, corais, etc. o painel não interfere em nada na vida do aquário.

A iluminação para um aquário comum de aproximadamente de 120 litros, uma lâmpada de 20 watts, é o suficiente, de marcas conhecidas como AquaGlo, LifeGlo, etc., com ESPECTRO adequado para aquários de água doce (seria uma foto da iluminação da lâmpada com uma câmera fotográfica especial, tiram estas fotos no estúdio, onde observam as escalas que esta lâmpada emite, sendo escalas que vai de ultravioleta ate infravermelho), assim podemos saber se e uma lâmpada boa para aquário marinho, plantas ou peixes.

O Aquecedor com termostato ajuda e muito na época do inverno para prevenir e ajudar a combater doenças, prevenindo que a temperatura não se altere constantemente, combatendo doenças aumentando a temperatura nas fases de tratamento.

Podemos recomendar que a pessoa coloque filtro externo, uma caixa onde tem uma bomba que fique pendurada fora do aquário, dentro deste filtro externo haverá filtragem química, biológica e a mecânica, é interessante saber a litragem exata do seu aquário para escolher o filtro ideal, pois o mesmo nunca deve trabalhar no limite ou seja, se na embalagem mostra que ele filtra um aquário de no máximo 70 Lt. e você tem um aquário de 120, sabe muito bem que esse filtro não servirá.


Temos que pensar em uma margem de segurança,ou seja o filtro deve sempre trabalhar com folga na litragem, então se você tem um aquário de 120Lt. comprará um filtro para 160 Lt. ou mais.

Algumas marcas de filtro externo: Tetra Wisper, Aqua Clear, Elite Hush, Atmam.


Outro sistema de filtragem é o sistema Canister basicamente seria um pote que você pode colocar dentro do móvel ou atrás do aquário, não ficando pendurado, é um filtro que tem duas mangueiras uma que a água entra no filtro na parte de captação da água do aquário e a outra é a mangueira que depois que fez a filtragem devolve para o aquário, o filtro Canister basicamente funciona com os mesmos princípios do filtro externo convencional, as vantagens que esse filtro apresenta é sua capacidade em acomodar elementos filtrantes dentro dele, esponja, carvão ativado, bio-glass (podemos ter muito mais biologia) e outros suplementos axuliliares, sendo que as bombas do Canister têm muito mais potência.

Algumas marcas de Canister: Fluval, Sera, Atman, Boyu e Jebo.

É interessante que compre Desclorificante (Aquasafe) ou de uma marca confiável, para realmente tenha certeza de que não só o cloro mas a cloramina e outros metrais pesados sejam eliminados da água que colocará no aquário.

Os peixes não devem ser colocados no mesmo dia em que se monta o aquário, o recomendado é esperar em torno de 40 dias para colocá-los no aquário, porém existe aditivos que dão um UP (acelera) de bactérias boas para o aquário, podendo colocar os peixes depois de uma semana, conhecendo o pH do seu aquário. E realizar o teste de amônia, que seria a concentração de sujeira no aquário, que a filtragem biológica não conseguiu consumir e começa a acumular no aquário.


Após chegar a sua casa com o aquário, começa colocando água da torneira ou do filtro, acrescenta então o Desclorificante enquanto enche o aquário, depois que o aquário estiver cheio ligue a bomba submersa, o Filtro externo ou Canister. É necessário que tanto o Filtro externo quanto o Canister estejam com água, pois não tem a capacidade de pegar água no vácuo, podendo queimá-los.

Matéria postada por:

Thiago Cruz
Av. Dr. Armando Sales de Oliveira, 730 Taquaral - Campinas SP CEP. 13076-015 Fone: +55 19 32949055 ou +55 19 19 32940644
Nós confiamos em Deus.

p1

Introdução sobre aquarismo

O aquarismo data desde a antiga Grécia que após o descobrimento do vidro, começaram admirar esses incríveis animais, a criação e a captura de peixes era presente em outras civilizações. Não sei o que motiva cada aquarista para ter o primeiro contato com o peixe, conforme a vida da pessoa, ela ira criar uma curiosidade, para montar um aquário, muitas vezes não continuam por falta de informações tanto do lojista, como também o cliente, que acabou fazendo pelas suas próprias idéias, este texto irá ajudar pessoas a terem sucesso na montagem de aquários.

A- Escolher o tamanho do aquário, antes de decidir água doce ou salgada, quem inicia no hobby é bom sempre começar com aquário grande, aquário com pouco litragem eu digo abaixo de 80 litros, é um aquário onde as alterações químicas da água, temperatura, sem contar outros fatores, por exemplo, quanto menor o aquário mais rápido, as alterações na água ocorrem, muitas vezes as pessoas não conseguem ter a sensibilidade de perceber essas alterações ocasionando a morte dos peixes.

Recomendamos um aquário de 120 litros ou mais, dependendo do orçamento de cada um.

B. Água doce ou água Salgada, nessa parte você ira ver ainda que o aquarismo se ramifica, a ponto de se encontrar lojas que tem apenas plantas para vender. E ótimas loja por sinal.


C. Água doce: basicamente 3 pontos distintos: peixes de água ácida, caracterizados pelos nossos peixes amazônicos, tais como Neon, Acará discus, etc. que nos podemos manter uma quantidade de peixes elevada, peixes de água neutra e levemente alcalina, se você estabilizar o pH em 7.0 consegue criar Acará Bandeira, Discus e outros peixes nacionais sem contar os peixes importados, tais como os Pangassius, Bala Shark e etc. conseguindo assim a maior variedade de peixes. Algumas pessoas acham difícil manter o pH neutro 7.0, no caso temos produtos como Nutrafin Neutral Regulator, entre outros, que é um sal que ajuda a manter o pH estabilizado.

Entre os peixes da África existe Ciclídeos Africanos, eles basicamente são divididos em 3 regiões na África: Lago Tanganika, Malwae e Victoria, são peixes que tem alto volume de vendas, apesar de serem muito territoralistas e agressivos, são muitos resistentes, suportando viver em águas duras (seria onde as pessoas não trocam muito a água parcialmente, apenas completam o nível do aquário) o que não é o caso do peixe amazônicos, aonde é necesária uma grande quantidade de trocas parciais, ciclideos africanos são peixes para pessoas inexperientes, dificilmente se perde esses peixes por doenças. Normalmente nas lojas de aquarismo ocorre uma coisa interessante, os cliente que compram ciclídeos voltam depois de anos pois não tem mais espaco para deixar os peixes assim provocando uma super população de ciclideos adultos nas lojas do ramo.


D. Água salgada também se ramifica, basicamente temos de 2 a 3 opções, a 1º opção então seria Fish Only, ''Apenas Peixes'' (a opção mais econômica), porque se você seguir ao pé da letra, descobrirá diversos produtos e ferramentas para utilizar no aquário, pela evolução do meio em questão, o aquário marinho trabalhando com apenas peixes, seria um ambiente mais simples, sem tantos cuidados com a água.

Pode-se ter uma grande variedade de peixes nacionais, porque o grande problemas dos nossos peixes marinhos é que alguns deles acabam se alimentando de corais.

Agora veremos os aquários chamados REEF , no caso são aquários muito mais característicos, são aquários com vida exuberante comparado com aquários plantados, sendo esta uma grande discussão entre os aquaristas.

O aquário marinho exige maior cuidado em relação ao aquário de água doce plantados ou aquários marinhos apenas com peixes, seja tanto voltado primeiramente para a temperatura, porque é um aquário que você necessita colocar um resfriador, funciona usando um motor de geladeira, para resfriar esses aquários, que tem uma temperatura em média ambiente de 25 a 26ºC, dependendo da região ou profundidade em que se encontram.

Os corais especialmente aqui no Brasil, é praticamente impossível criá-los sem ter esse sistema de refrigeração, pois aqui a temperatura dos aqários chega a mais de 33ºC, porém é necessário ter um sistema de aquecimento da água, um aquecedor com termostato, se o tempo esfriar ele ajudará aquecendo o aquário.

Basicamente falamos um pouco do que é um aquário de água marinha e água doce, futuramente colocaremos outros artigos que poderão ajudar a tirar mais duvidas.

Matéria postada por:

Thiago Cruz


Av. Dr. Armando Sales de Oliveira, 730 Taquaral - Campinas SP CEP. 13076-015 Fone: + 55 19 32949055 ou +55 19 32940644.
Em Deus nós confiamos!


p1

Quebrando gelo


Primeiramente meu nome é Thiago Andre Vilela da Cruz, tenho 23 anos, minha profissão é estudante e vendedor, eu estudo Medicina Veterinária na Faculdade de Jaguariúna estou no 9º semestre, procuro trabalhar na área de desenvolvimentos de peixes tanto voltado para criação e melhoramento genético, quanto na área de patologia e clinica para animais aquáticos. Uma atitude que muitos de nos já realizamos, nós acabamos (de um modo geral amantes do aquarismo) clinicando peixes pela falta de Médicos Veterinários capazes de fazer o mesmo.

Então quem trabalha em uma loja de aquário ou até mesmo quem pesquisa, seja na internet, livros ou qualquer outra coisa pela falta de mão de obra qualificada, estamos cada vez mais ( e a internet em si ajudando, na parte das patologias de aquarismo) melhorando e adaptando tratamentos. Tenho um colega que trabalha em anestesia em peixes, conheço pessoas de uma faculdade no Rio de Janeiro que trabalham com cirurgia em peixes, tratando de possíveis nódulos cancerígenos, em Oscar e Carpas.

Creio que a minha vida continuará neste caminho voltado para o aquarismo sendo para o água doce ou o marinho , porque também faço parte de um grupo de pesquisa chamado ECOPERE-SE, Projeto de Ecologia de Peixes Recifais da Região Sudeste, neste grupo sou o único estudante de medicina veterinária, mais 7 a 8 biólogos, que juntos realizamos todo mês uma etapa de campo trabalhando em diversos trabalhos.

Nasci e cresci neste mundo de aquarismo, meu pai trabalha a 30 anos no ramo e com isso, desde pequeno estou nesta vida ligado aos peixes, depois que o Carrefour teve uma reforma interna e todas as lojas foram reorganizadas, foi quando inauguramos a loja da Rua Armando Sales de Oliveira, a loja representou para mim o começo do aquarismo na minha vida profissional, a principio comecei a trabalhar com 14 anos, pelo simples fato de ganhar uma moto, fui aprendendo a gostar do fantástico mundo do aquarismo, hoje não vejo minha sem o aquário, temos a loja com aproximadamente 200 a 300 aquarios.

Não deixo de ser um apaixonado por aquarismo, a minha intenção é mudar um pouco o estilo dos sites de aquarismo, ajudando a trazer novos conhecimentos, e com isso todos os sites também irão evoluir cada vez mais. A caráter de conhecimento no caso da aqüicultura, que é a criação de seres que vivem na água, ou seres que vivem a maior parte da sua vida na água, o aquarismo está a cada ano evoluindo nas técnicas de criação e procriação de seres aquáticos.

Hoje em dia exitem diversos sites como Reefcorner, Ipaq, Aquahobby e BettaBrasil estão muito difundidos, e acessados, sendo sites para encontro de aquaristas tirarem duvidas, compartilham informações de todos os temas, tornando-se sites completos.

Matéria postada por:

Thiago Cruz

Av. Dr. Armando Sales de Oliveira, 730Taquaral - Campinas SP CEP. 13076-015 Fone: + 55 19 32949055 ou +55 19 32940644.

Em Deus nós confiamos!

p1