Em Junho, fizemos uma visita para uma cliente que havia comprado um aquário em nossa loja há 8 meses reclamando que não estava conseguindo manter peixes em seu aquário pois toda vez que trocava a água do aquário, morriam peixes.

Na visita, encontramos o aquário com as plantas precisando podar, algas petecas (Audouinella) , pH 7,2 e amônia a 1 ppm. O aquário possuía duas lâmpadas Boyu 20w (sendo que uma estava queimada), cannister Via Aqua , termostato Via Aqua 100w.





Passei orçamento da manutenção e assim que aprovado iniciamos a recuperação do aquário. Em vista da situação que se encontrava tínhamos duas oções:

1ª Tratar a água do aquário com algicida, diminuir o período de iluminação, colocar no filtro um removedor de fosfato e remover algumas plantas muito infestadas por alga peteca. Porém tal tratamento iria custar caro, em vista do que o cliente estava disposto a gastar.

Então passei para a segunda opção:


Retirei os peixes e coloquei em outro aquário, aproveitando o máximo possível da água antiga, removi pedras e lavei com maquina de alta pressão (tipo Wapp) e descartei todas as plantas, para que diminuísse ainda mais as chances de reincidivas de algas petecas.


Enquanto estava retirando a água aproveitei e removi certa quantidade do substrato (areia) que também estava muito infestado com algas. Tive de tomar muito cuidado nessa hora, pois o aquário fora montado com laterita e substrato fértil e não era interessante remove-los junto da areia.

Logo após a limpeza das pedras e colocar areia nova, inicie a limpeza das plantas que seriam utilizadas para layout.



(Para aprender como limpar plantas é só procurar as matérias com tema: Como limpar plantas antes de colocar no aquário)


A foto abaixo mostra o aquário já plantado, porém fiz um experimento com este aquário e coloquei algicida em excesso (durante o experimento o aquário estava sem peixes e coloquei poucas plantas), para tentar inibir ainda mais as chances de um possível surgimento de algas petecas e observar a respostas das plantas.


Passado uma semana, realizei uma TPA (troca parcial de água) de 60% e coloquei novas plantas e após 5 dias comecei gradativamente a colocar os peixes no aquário.


Nesta foto é possível observar o crescimento de algumas plantas.


Matéria postada por:

Thiago Cruz - thiago@aquariushobby.com.br

Av. Dr. Armando Sales de Oliveira, 730 Taquaral - Campinas SP CEP. 13076-015 Fone: +55 19 32949055 ou +55 19 19 32940644.





Nós confiamos em Deus!