Neste post estaremos explicando como deve se limpar as plantas compradas em lojas de aquários antes de colocar no aqua, pois um erro muito comum entre os aquaristas é colocar as plantas no aquário do jeito que fora comprada na loja.

Nem sempre é possível comprar plantas no dia em que elas chegaram na loja, e muitas vezes nem sabemos a quanto tempo as plantas estão expostas na bateria, então devemos tomar muito cuidado antes de colocá-las pois normalmente as baterias em que as plantas são expostas não são ideais para as plantas como exemplo a que vemos abaixo.


Esta "piscina" apresenta inúmeros defeitos entre eles o de dificuldade dos clientes escolherem as plantas, falta de: iluminação específica para plantas, substrato, injeção de CO2, filtragem, excesso de oxigenação e contato direto das plantas com Oxigênio (para algumas plantas o contato direto com O2 não tem problema).


Após escolhidas, em sua casa você deve (de preferência em sua cozinha ou área de serviço) começar o trabalho de limpar e selecionar o que irá colocar em seu aquário pois muitas vezes aproveita-se apenas 50% do que se compra em virtude do apodrecimento das plantas pelo tempo e meios de exposição.


Retira-se as plantas de dentro do saquinho e as coloca em uma bacia ou se possível em uma bandeja. Para realizar a correta limpeza e higienização das plantas você irá precisar de:


02 bandejas no mínimo
01 tesoura
02 folha de jornal
01 régua de no mínimo 20 cm
01 moluscida (remédio que mata caracol e caramujo)
Água de torneira (depende da quantidade e tipo das plantas)

Para este exemplo separei quatro tipos de plantas com diferentes métodos de poda.


Primeiro tipo de planta escolhida foi a Cabomba - Cabomba sp.

1º Passo - Retirar o ferrinho ou corda que é utilizado para amarrar a planta.


2º Passo - Juntar as pontas da planta, em seguida com uma tesoura, cortar a planta com cerca de 15 a 20cm (utiliza-se régua) da ponta pra baixo, então descartar a parte inferior da planta.


3º Passo - Limpar o caule recém cortado retirando as folhas pois o mesmo ficará abaixo da terra.





4º Passo - Prepara uma bandeja com água da torneira e coloca moluscida a vontade nessa água pois é normal as plantas virem com caramujos ou ovos de caramujos que no aquário acabam virando praga e destroem as plantas.

Então coloca-se as plantas dentro da bandeja (pouco a pouco), ao mesmo tempo que movimenta a plantas, pode passar os dedos para retirar alguma sujeira mais grossa ou folhas mortas.


Em seguida pode encher uma bandeja com água da torneira se moluscida e limpa a planta novamente.


Em seguida temos a planta pronta para ser plantada no aquário.

Repare no quanto de "sujeira" você deixou de colocar em seu aqua. Tanto no que ficou retido na bandeja.


Quanto o que fora podado e descartado antes mesmo de limpar e higienizar as plantas.


Matéria postada por:

Thiago Cruz - thiago@aquariushobby.com.br

Av. Dr. Armando Sales de Oliveira, 730 Taquaral - Campinas SP CEP. 13076-015 Fone: +55 19 32949055 ou +55 19 19 32940644.




Nós confiamos em Deus!