• Oodinose ou Doença do Veludo

- Sintomas: Os sinais clínicos da doença do veludo, inicialmente são inespecíficos onde o peixe apresenta irritação cutânea, aumento da produção de muco e distúrbios natatórios.
Quando a parasitose torna-se mais intensa surgem manchas brilhantes acastanhadas na superfície do corpo assemelhando-se ao veludo. Neste estágio os peixes já apresentam disfunção respiratória, congestão e hiperplasia branquial.
É extremamente perigosa para os peixes pequenos, principalmente para os caracídeos (Neon, Rodóstomus, etc.), podendo "devastar" um aquário em menos de 6 horas.
- Tratamento: Recomendamos Azoo anti-oodinium; e elevação da temperatura a 30º C com escurecimento total do ambiente. Retire também as plantas e todos os objetos do aquário.
Também pode ser usado Sera Oodinopur, este medicamento contém cobre e por isso não deve ser utilizado em aquários de água salgada que contenham invertebrados. Nesses casos recomendamos que o tratamento seja efetuado num aquário separado.
Durante o tratamento com Sera Oodinopur deve ser removido o carvão ativado do sistema de filtragem. Os Skimmers e ozonizadores devem também ser desligados.
Após a recuperação dos peixes recomendamos uma troca parcial de 20% da água do aquário e esta previamente acondicionada com Sera Aquatan.
Caso haja dificuldade em encontrar esse remédio podemos utilizar Atlanty Oodinicida.
Matéria postada por:
Bianca Zupiroli
Av. Dr. Armando Sales de Oliveira, 730 Taquaral - Campinas SP CEP. 13076-015 Fone: +55 19 32949055 ou +55 19 19 32940644.
Todos os direitos reservados.
Nós confiamos em Deus!