Os peixes também adoecem da mesma forma que nós. A falta de cuidados com a manutenção da água do aquário é o que desencadeia as doenças, normalmente, causadas por protozoários, fungos, bactérias e outros parasitas.


No entanto, é difícil ao aquariófilo amador tentar fazer o diagnóstico correto de que espécie se trata e qual o melhor tratamento que se deve aplicar.Assim, pretendemos ajudar todos aqueles que ambicionam conhecer e tratar convenientemente seus peixes.
As doenças mais comuns causadas por protozoários são:


• Doença do ponto branco - Sintomas: Como mecanismo de defesa do peixe, o protozoário é envolvido numa massa celular, sendo visto a olho nu como pequenos pontos brancos de 1 mm aproximadamente.






Se chegar ao epitélio branqueal apresentam também dificuldades em respirar.



- Tratamento: Vários são os tratamentos eficazes contra o Ictio. No entanto, a fim de não intervir no ciclo do nitrogênio de seu aquário, o aumento de temperatura (31°C), durante a fase dispersiva é a forma mais “natural” de acabar com a doença, já que as tomites não toleram esta temperatura.

Este tratamento deve ser feito durante uma semana, a fim de libertar também os núcleos da forma parasitária.

Recomendamos o uso de Sera Costapur que combate e remove os parasitas de uma forma segura. A adição simultânea de Sera Ectopur aumenta a eficácia do tratamento e acelera a recuperação dos peixes. Outro opção de medicamento é o Ick Ease da Mydor que é composto por 3 parasiticidas diferentes, prevenindo ainda infecções secundárias.



Matéria postada por:

Bianca Zupiroli

Av. Dr. Armando Sales de Oliveira, 730 Taquaral - Campinas SP CEP. 13076-015 Fone: +55 19 32949055 ou +55 19 19 32940644.

Todos os direitos reservados
Nós confiamos em Deus!