Agente etiológico: Aeromonas punctatus


- Sintomas: É uma síndrome bacteriana muito comum em aquários com excesso de nitratos.

Ocorre à retenção de líquidos na cavidade abdominal, músculos e pele dos peixes, isto causa uma diminuição no nível de proteínas do sangue, consequentemente causa insuficiência dos rins e do coração do peixe não conseguindo eliminar água de seu organismo. Incha e as escamas, que estão presas a ele só por uma parte, se levantam, eriçam.



- Tratamento: O início imediato do tratamento é essencial. Durante o mesmo, o peixe deve ser colocado no aquário hospital, tanto para o tratamento em si como para proteção dos outros. Deve ser oferecida alimentação variada, vitaminada e de preferência com alto teor de vitaminas A e D.

A água deve ter boa aeração. Não pode ter filtração, ou pelo menos nenhuma filtração química. Para diminuição do inchaço use uma 1 colher de sopa, cheia de sal para 10 litros de água.

Indicamos o medicamento Sera Bactopur Direct, este medicamento altamente eficaz e irá também afetar as bactérias do filtro. Portanto, se possível, mantenha o filtro ligado em outro aquário a fim de manter as bactérias benéficas.

Matéria postada por:

Bianca Zupiroli

Av. Dr. Armando Sales de Oliveira, 730 Taquaral - Campinas SP CEP. 13076-015 Fone: +55 19 32949055 ou +55 19 19 32940644.

Nós confiamos em Deus!