Após montar seu aquário, enche-lo de água e retirar o cloro (Produtos: Tetra Aqua Safe, Mydor Dechlor Sera e Stress Coat) deve-se esperar um tempo para se colocar os primeiros habitantes pois o aquário não está estável (maturado). Lembre-se aquarismo é PACIÊNCIA !!! Por essas e outras é que existem pessoas que desistem do aquário em menos de um mês, sem saber ou sem paciência para esperar em torno de 30 a 45 dias para as bactérias nitrificantes e denitrificantes (estas são boas para o aquário) formarem colônias suficientes para suportar fezes dos peixes, resto de ração e resto de plantas.

Hoje em dia existem produtos que aceleram esse processo diminuindo para cerca de uma semana (7 a 10 dias) esses produtos são colônias de bactérias. Então em vez de esperar todo processo natural você intensifica a colonização colocando uma quantidade de bactérias que demoraria dias para desenvolver. (Stress Zyme, Cycle e Prodibio Bio Start).
Lembrando que mesmo colocando produtos (é necessário ler as indicações pois os mesmo devem ser colocados mais que uma vez no aquário) temos que ter prudência na quantidade de peixes que será colocada. Exemplo: num aquário de 15 litros não colocar mais que 5 peixes na primeira vez, num aquário de 70 litros 10 peixes e um aquário de 200 litros 15 peixes.

Porém antes de ir comprar os peixes na loja de aquário é importante saber como está seu aquário, ou melhor, os parâmetros da água. Isso é muito simples, basicamente num aquário de água doce precisamos conhecer 3 informações:

*Temperatura

*pH

*Amônia (NH3/NH4)

Temperatura: a princípio os aquaristas não levam em consideração esse fator, apenas quando os peixes já estão doentes e morrendo, é que vão atrás de comprar um aquecedor ou aquecedor com termostato as vezes perdendo todos ou quase todos os peixes e gastando dinheiro com medicamentos. Não esquecer de comprar o Termômetro para ter certeza que o aparelho está esquentando realmente.

A diferença é que o aquecedor você precisa monitorar a temperatura da água, tanto quando esfria pois tem que ligar o aquecedor quanto a hora de desligar pois se deixar no aquário o mesmo pode aquecer até matar os peixes já o aquecedor com termostato você o regula apenas uma única vez, alguns modelos vêem com painel mostrando a temperatura desejada assim quando esfriar a água ele liga sozinho e quando atingir a temperatura desejada ele desliga sozinho, para saber quantos Wats comprar é simples: Para cada 1 litro de água é 1w de aquecedor apenas, então para um aquário de 200 litros compra-se um aquecedor de 200w e para aquecedor com termostato pode-se trabalhar com 1,5w pra cada litro de água então para um aquário de 200 litros compra-se um aquecedor com termostato de 300w pois o mesmo não vai ultrapassar a temperatura desejada, apenas nos dias de calor. Nesses dias a temperatura pode chegar a mais de 35ºC dentro do aquário mesmo assim num aquário de água doce nunca soube de mortes, então se possível compre o Aquecedor com termostato custa mais caro que o aquecedor porém você fica tranquilo com a temperatura. (Produtos: Visi-Therm, Sera, Tetra, Via Aqua, Heather, Shiruba)


pH: Se trata da concentração íons de Hidrogênio, basicamente é o "gosto" da água, isto mesmo. Os peixes estão em todas as partes do mundo, com os peixes de água salgada normalmente não se encontra tanta diferença de pH já os de água doce é essencial saber qual o pH para saber quais peixes colocar, ou então corrigir o pH do aquário antes de coloca-lôs (quando já se sabe quais peixes vai colocar no aquário).


O pH para peixes de água doce varia de 5.0 a 9.0 normalmente, já os teste de pH existentes no mercado você encontra escalas que vão de 6.2 a 7.6 e outros 7.2 a 8.4. Mas se você conceguir controlar o pH em 7.0 (neutro) vai conseguir colocar a maioria dos peixes ornamentais, tomando cuidado com o comportamento de cada peixe. Exemplo: colocar Barbus Sumatra com Acará Bandeira, mesmo com pH igual o que acontece é que os B. Sumatra ficam mordendo as nadadeiras dos Ac. Bandeira (este comportamento pode variar de indivíduo para indivíduo, não existe como ter certeza quanto a agressividadedo animal).

Amônia: é a concentração de sujeira na água, teem que estar com baixa concentração ou nnula, pois pode se tornar tóxica no aquário e matar os peixes sem qualquer alteração visível na água, apenas é possível observar que o animal respira rapidamente como se estivesse faltando oxigênio. Para que os níveis não aumente é necessário Trocas Parciais de Água (TPA) com períodos variados, normalmente realizamos a troca de água de 20 em 20 dias.


Após teste afirmarem que a água está boa, é só comprar os peixes, sem esquecer de informar ao vendedor quais os parâmetros de pH e amônia do seu aquário.

Para soltar os peixes novos no aquário é necessário uma aclimatação ou seja, não se pode apenas soltar os peixes comprados na loja sem que antes eles se acustumem com a nova água pois fazendo assim você aumenta as chances deles pegarem uma doença logo no início por causa da diminuição de imunidade (é a mesma coisa se sair com cabelo molhado em dia de frio, pega-se um resfriado). Para isso deve-se seguir estes passos:


1º Deixar o saquinho fechado boiando dentro do aquário por cerca de 5minutos.


2º Abrir o saquinho e começar a colocar água do aquário dentro do saquinho com a ajuda de uma pequena caneca, e a cada 5 minutos repete esse procedimento por 4 vezes.



3º Solte no aquário apenas os peixes, sem aproveitar a água da loja aonde comprou seu peixes pois essa água provável mente contém muita química utilizada pela loja por causa do fluxo de peixes que ali passam.





4º Completar o nível de água do aquário com água da torneira sem cloro (utilizando desclorificante).


5º Utilizar um preventivo conta bactérias (que causam doença), fungos, parasitas e doenças do ambiente. Produto Melafix, Protect-ease.


De preferência não alimentar os novos moradores no mesmo dia pois estão muito estressados e também não acesender a luz do aquário.

Matéria postada por:
Thiago Cruz

Av. Dr. Armando Sales de Oliveira, 730 Taquaral - Campinas SP CEP. 13076-015 Fone: +55 19 32949055 ou +55 19 19 32940644

Nós confiamos em Deus.