O aquarismo data desde a antiga Grécia que após o descobrimento do vidro, começaram admirar esses incríveis animais, a criação e a captura de peixes era presente em outras civilizações. Não sei o que motiva cada aquarista para ter o primeiro contato com o peixe, conforme a vida da pessoa, ela ira criar uma curiosidade, para montar um aquário, muitas vezes não continuam por falta de informações tanto do lojista, como também o cliente, que acabou fazendo pelas suas próprias idéias, este texto irá ajudar pessoas a terem sucesso na montagem de aquários.

A- Escolher o tamanho do aquário, antes de decidir água doce ou salgada, quem inicia no hobby é bom sempre começar com aquário grande, aquário com pouco litragem eu digo abaixo de 80 litros, é um aquário onde as alterações químicas da água, temperatura, sem contar outros fatores, por exemplo, quanto menor o aquário mais rápido, as alterações na água ocorrem, muitas vezes as pessoas não conseguem ter a sensibilidade de perceber essas alterações ocasionando a morte dos peixes.

Recomendamos um aquário de 120 litros ou mais, dependendo do orçamento de cada um.

B. Água doce ou água Salgada, nessa parte você ira ver ainda que o aquarismo se ramifica, a ponto de se encontrar lojas que tem apenas plantas para vender. E ótimas loja por sinal.


C. Água doce: basicamente 3 pontos distintos: peixes de água ácida, caracterizados pelos nossos peixes amazônicos, tais como Neon, Acará discus, etc. que nos podemos manter uma quantidade de peixes elevada, peixes de água neutra e levemente alcalina, se você estabilizar o pH em 7.0 consegue criar Acará Bandeira, Discus e outros peixes nacionais sem contar os peixes importados, tais como os Pangassius, Bala Shark e etc. conseguindo assim a maior variedade de peixes. Algumas pessoas acham difícil manter o pH neutro 7.0, no caso temos produtos como Nutrafin Neutral Regulator, entre outros, que é um sal que ajuda a manter o pH estabilizado.

Entre os peixes da África existe Ciclídeos Africanos, eles basicamente são divididos em 3 regiões na África: Lago Tanganika, Malwae e Victoria, são peixes que tem alto volume de vendas, apesar de serem muito territoralistas e agressivos, são muitos resistentes, suportando viver em águas duras (seria onde as pessoas não trocam muito a água parcialmente, apenas completam o nível do aquário) o que não é o caso do peixe amazônicos, aonde é necesária uma grande quantidade de trocas parciais, ciclideos africanos são peixes para pessoas inexperientes, dificilmente se perde esses peixes por doenças. Normalmente nas lojas de aquarismo ocorre uma coisa interessante, os cliente que compram ciclídeos voltam depois de anos pois não tem mais espaco para deixar os peixes assim provocando uma super população de ciclideos adultos nas lojas do ramo.


D. Água salgada também se ramifica, basicamente temos de 2 a 3 opções, a 1º opção então seria Fish Only, ''Apenas Peixes'' (a opção mais econômica), porque se você seguir ao pé da letra, descobrirá diversos produtos e ferramentas para utilizar no aquário, pela evolução do meio em questão, o aquário marinho trabalhando com apenas peixes, seria um ambiente mais simples, sem tantos cuidados com a água.

Pode-se ter uma grande variedade de peixes nacionais, porque o grande problemas dos nossos peixes marinhos é que alguns deles acabam se alimentando de corais.

Agora veremos os aquários chamados REEF , no caso são aquários muito mais característicos, são aquários com vida exuberante comparado com aquários plantados, sendo esta uma grande discussão entre os aquaristas.

O aquário marinho exige maior cuidado em relação ao aquário de água doce plantados ou aquários marinhos apenas com peixes, seja tanto voltado primeiramente para a temperatura, porque é um aquário que você necessita colocar um resfriador, funciona usando um motor de geladeira, para resfriar esses aquários, que tem uma temperatura em média ambiente de 25 a 26ºC, dependendo da região ou profundidade em que se encontram.

Os corais especialmente aqui no Brasil, é praticamente impossível criá-los sem ter esse sistema de refrigeração, pois aqui a temperatura dos aqários chega a mais de 33ºC, porém é necessário ter um sistema de aquecimento da água, um aquecedor com termostato, se o tempo esfriar ele ajudará aquecendo o aquário.

Basicamente falamos um pouco do que é um aquário de água marinha e água doce, futuramente colocaremos outros artigos que poderão ajudar a tirar mais duvidas.

Matéria postada por:

Thiago Cruz


Av. Dr. Armando Sales de Oliveira, 730 Taquaral - Campinas SP CEP. 13076-015 Fone: + 55 19 32949055 ou +55 19 32940644.
Em Deus nós confiamos!